Área de Associados

Área de associados

Coloque o seu nome de Utilizador e Palavra-chave para fazer login.

Utilizador:

Palavra-chave:

Se você esqueceu-se da sua palavra-chave
clique aqui para recuperá-la.

História da AVP

A Associação de Voleibol do Porto foi fundada em 31 de Março de 1942 na sede do Académico Futebol Clube, sita à Rua de Costa Cabral, nº 186 no Porto.

Sob a iniciativa da Associação Académica de Espinho e com a presidência do Sr. Higino Augusto de Assunção Pires, a AVP teve como sócios fundadores os seguintes Clubes:

  • Académico Futebol Clube;
  • Associação Académica de Espinho;
  • Real Clube Fluvial Portuense;
  • Sport Clube do Porto;
  • Estrela Vigorosa Sport,
  • Clube Portuense dos Desportos;
  • Vilanovense Futebol Clube.


A 14 de Maio de 1942, em Assembleia-geral, foi aprovado o Regulamento de Provas da Associação, com 100 Artigos.


A 23 de Maio de 1942 e na continuidade da Assembleia-geral, foram aprovadas as Regras de Jogo a implementar nas provas a efectuar.


Regularizada pelo Diário do Governo nº 228 II Série de 29/09/1945, tem designadamente por fim, segundo os Estatutos aprovados na época:

  • Dirigir, regulamentar e difundir a prática do Voleibol na área da sua jurisdição;
  • Promover o intercâmbio desportivo com as Associações suas congéneres Nacionais e Internacionais;
  • Assegurar a filiação do Voleibol distrital nas entidades hierarquicamente superiores,   que  se venham a organizar e representá-la junto das autoridades;
  • Regulamentar provas do Campeonato Distrital e quaisquer outros que organizar;
  • Organizar anualmente Campeonatos Regionais e todas as competições que julgar convenientes;


A 7 de Abril de 1947, juntamente com as Associações de Voleibol de Lisboa, Funchal e Coimbra, fundou a Federação Portuguesa de Voleibol.


Os Campeonatos, exclusivamente para Seniores Masculinos, iniciam-se no ano da Fundação. A II ª Divisão deste Escalão surge em 1946 e por fim a III ª Divisão em 1947.


Os Campeonatos para Seniores Femininos surgem apenas em 1956, formando-se a II ª Divisão neste escalão em 1973.


Os Escalões de Formação aparecem com os Juniores Masculinos em 1952, Juvenis Masculinos em 1960 e Iniciados Masculinos em 1973. A vertente feminina destes escalões aparece somente em 1977. Até esta altura, os escalões de formação de Juniores e Juvenis participavam nas provas integrados nos Campeonatos Seniores.


O Minivoleibol aparece em 1978. A Associação de Voleibol do Porto foi pioneira no desenvolvimento deste escalão. Actualmente, a AVP organiza Torneios Convívio ao longo de toda a época desportiva, envolvendo Clubes de todo o norte do país. O dia 10 de Junho é já famoso pelo grande Torneio que, ano após ano, é realizado no Parque da Cidade do Porto, juntando cerca de 1200 atletas provenientes de todo o pais para jogar esta modalidade durante todo o dia.


É Sócia Honorária das seguintes instituições:

  • Liga Santista de Voleibol – Brasil, Julho de 1968
  • Associação de Voleibol de Lisboa, Dezembro 1981
  • Federação Portuguesa de Voleibol, Junho 1996


Em 1982 organiza o I Torneio Internacional de Voleibol. Esta competição, dirigida a seniores masculinos e femininos, realizou-se durante 13 anos consecutivos. Na sua 1ª edição foi realizada a primeira transmissão televisiva de um jogo de Voleibol. O jogo transmitido a nível nacional opôs a Selecção Regional da AVP e a Selecção do País Basco. Ao longo das suas treze edições participaram Selecções Regionais e Nacionais de Portugal, Espanha, Marrocos, Argélia, Escócia, Luxemburgo, Tunísia, Turquia, Malev, Finlândia, Israel e Hungria.


Em Março de 1992, por altura dos seus 50 anos, foi-lhe concedida pelo Estado Português a Medalha de Bons Serviços Desportivos.


A 12 de Maio de 1995, em Assembleia-geral, foram aprovados os novos Estatutos, os quais foram publicados no Diário da República nº 197/95 III Série de 26/08/95. Os Estatutos apontam para os mesmos fins. Os Regulamentos em vigor são um pouco diferentes em virtude da evolução lógica das modalidades e do Desporto em geral. O novo Regulamento Interno foi também aprovado em Assembleia-geral de 12 de Maio de 1995.


O Gira-Volei surge no ano de 1999. Este projecto, criado pela Federação Portuguesa de Voleibol, rapidamente cresceu na Associação de Voleibol do Porto através do estabelecimento de diversos protocolos com as autarquias integrantes da zona metropolitana do Porto. Esta modalidade, através da simplificação de regras, nomeadamente a obrigatoriedade de utilizar o passe de mãos em todas as fases de jogo, bem como o facto de ser jogado por equipas de 2 elementos, tem-se revelado uma óptima ferramenta, pedagogicamente bem enquadrada, na promoção de uma actividade física desportiva cativante para os jovens praticantes,  contribuindo para a promoção de hábitos de um estilo de vida activo. Na época 2005/06 a Associação de Voleibol do Porto contou com cerca de 800 centros Gira-Volei devidamente acreditados, abrangendo um universo de 13 500 atletas.


No Voleibol de Praia a AVP organiza anualmente o Circuito Regional de Juniores durante os meses de Junho, Julho e Agosto, indo ao encontro da forte procura que esta vertente do Voleibol tem por parte dos jovens praticantes. Para além disso, sempre que necessário, organiza pontualmente Etapas do Circuito Nacional de Seniores.


Em 2003 torna-se na 1ª Associação Regional a ser galardoada com o prestigiado Troféu Osório da Federação Portuguesa de Voleibol.


Actualmente o esquema competitivo dos Campeonatos Regionais é bastante diferente. Para além desta competição, hoje em dia, a Associação de Voleibol do Porto organiza Provas de âmbito Regional, para todos os escalões, com o objectivo de prolongar a época desportiva de Setembro a Junho. Ao longo do ano são realizados os seguintes Torneios:

  • Torneio de Aniversário da AVP
  • Torneio Prof Manuel Puga
  • Torneio de Encerramento


Para além de Competições, a AVP organiza anualmente Cursos de Treinadores de Nível I e de Nível II e ainda Cursos de Árbitros Estagiários. A qualidade patente nestas acções, faz com que sejam frequentadas por formandos de todo o país.


Os Centros de Formação Regional são também um Projecto muito importante para esta Associação. Esta iniciativa da FPV tem por objectivo enquadrar no percurso para o alto rendimento jovens com elevado potencial, desenvolvendo um trabalho que contempla apenas o aperfeiçoamento exaustivo das componentes técnicas da modalidade.


Ao longo dos anos a AVP tem dinamizado Selecções Regionais Masculinas e Femininas de Minis, Cadetes e Seniores, com as quais tem participado em inúmeros Torneios de âmbito nacional e internacional.